segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Retrospectiva: Melhores HQs de 2015 - Parte II

Dando prosseguimento à nossa lista, partimos agora para os cinco melhores lançamentos de 2015 dedicados à ilustre Casa das Ideias.

Novamente, todas as imagens que ilustram este post foram retirados do site Guia dos Quadrinhos - desta vez, no dia 21/12/2015 das 18:14 as 20:00h.


 

5) Homem-Formiga: Mundo Pequeno

Aproveitando o embalo do filme do Homem-Formiga, a Panini Comics lançou este encadernado reunindo as três encarnações do herói - Hank Pym, Scott Lang e Eric O´Grady. O simples fato de termos um encadernado dedicado ao Homem-Formiga  - algo completamente inimaginável por muitos, e ainda agora difícil de acreditar - já o suficiente para valer uma colocação deste inusitado lançamento nesta lista de melhores de 2015. Quanto as histórias compiladas, bem, digamos que a história de Lang vale muito a pena; as de Pym valem muito à título de curiosidade histórica, uma vez que são republicações da Tales to Astonishing; e a de O´Grady....bem, é uma história. Também seria legal termos uma pequena introdução explicando um pouco a trajetória do herói mas, levando em conta que é um encadernado do Homem-Formiga, já saímos no lucro de qualquer jeito.



4) Quarteto Fantástico: Imaginautas

Este encadernado já foi resenhado aqui na Sala Reclusa, e não teria como ficar de fora em uma retrospectiva de melhores do ano - e sim, colocar ele nesta posição foi uma piada intencional, ainda que por demais infame.
Seja como for, o começo da magistral fase de Mark Waid e Mike Wieringo foi, de longe, um dos melhores lançamentos do ano, dando ao público  uma nova chance de ler algumas das mais divertidas e maravilhosas histórias da primeira família da Marvel, assim como relembrar a arte do falecido Wieringo.




3) Cavaleiro da Lua

Tão surpreendente quanto ver um encadernado do Homem-Formiga, é vermos um outro dedicado ao Cavaleiro da Lua. É verdade  que o personagem, apesar de bem desconhecido, sempre teve uma certa atenção por parte da Panini - tendo sua antiga série mensal publicada nas páginas da extinta Marvel Action. Pois bem, o encadernado em questão é o começo da fase Warren Ellis com o personagem - que, lá fora, é um grande sucesso de público e crítica. 
No entanto, incluímos aqui também os outros dois encadernados dedicados ao personagem - e também lançados neste ano - com a fase da dupla Brian Michael Bendis e Alex Maleev à frente do personagem.


2) Série Salvat

Pois bem, ainda que tenha meus problemas e ressalvas com o trabalho da  Salvat, tenho que admitir que, dentro de seus lançamentos, e principalmente os lançamentos deste ano, temos verdadeiras pérolas das HQs. Por exemplo, temos a Eu, Wolverine a minissérie de Chris Claremont e Frank Miller; 1602 de Neil Gaiman e Andy Kubert; O Último Viking de Walter Simonson; o resto da fase de Mark Waid e Mike Wieringo à frente do Quarteto  - e isso só para citar alguns. De certa forma, são tantos materiais legais que saíram esse ano que quase nos faz esquecer os aumentos praticamente abusivos da série e as pequenas monstruosidades que saíram nela - e sim, estamos falando de Capitão América: A Escolha.

 

 1) Coleção História Marvel


Sem sombra de dúvidas, esta é uma das maiores - e melhores surpresas deste ano. Apesar de ter começado em 2012, a série Coleção Histórica Marvel seguiu firme e forte até 2015, onde nos presentou com materiais maravilhosos como a continuação de A Tumba de Drácula - leias mais aqui - e a segunda série da coleção dos Vingadores - que, além de um volume dedicado ao Homem-Formiga e a Vespa, trouxe também o maravilhoso arco da Coroa da Serpente. Além das continuações, a série também nos brindou nesse ano com duas novidades. A primeira, uma série dedicada ao Quarteto Fantástico; a segunda, o possível começo da série do Motoqueiro Fantasma. Além dessas duas, também foi anunciada o começo de uma nova série dedicada ao Homem-Aranha.



****************************


     E assim terminamos nossa retrospectiva das melhores HQs de 2015. Como de costume, agora abrimos espaço para críticas, sugestões e afins. Caso não haja nada a ser dito, então desejo a todos os nossos leitores um bom fim de ano!