terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Os melhores filmes de 2015

2015 está chegando ao fim, como de costume, encerramos dezembro com um especial sobre o que de melhor aconteceu na temporada, a nossa retrospectiva já está no ar e você pode conferir nas postagens seguintes. Tivemos grandes filmes, sequências de grandiosidades do cinema, como por exemplo a volta de Star Wars as telonas ou o surpreendente Tom Hardy e o seu magnífico Mad Max. Leonardo DiCaprio entra forte na briga pelo Oscar com O Regresso e a Disney Pixar voltando a grande forma com uma animação que poucos apostavam. Confira o top cinco, destacando que elencamos os filmes que assistimos, portanto, caso sintam falta de algum, comentem, dialoguem conosco, obrigado!
O nosso top 5 de 2015, confira! (Sala Reclusa)
5. Divertida Mente

Raiva, Nojinho, Alegria, Medo e Tristeza. (Divulgação)
Cinco anos após acertar com o terceiro filme de Toy Story, a Pixar acabou pecando com um Valente decepcionante, um Carros 2 pior do que o primeiro e com Universidade Monstros muito abaixo do que foi o sucesso de 2001. Contudo, poucas pessoas esperavam que Divertida Mente pudesse surpreender tanto, a história da menina Riley e os seus sentimentos empolgou demais e deve garantir importantes prêmios para a animação. O longa é tão bom que nos faz sentir nostalgia mesmo sendo uma obra inédita, me arrisco a dizer que Divertida Mente vai concorrer a melhor filme no Oscar 2016, é possível, é merecido, é sensacional!

4. Crimes Ocultos

Tensão e suspense no duro Crimes Ocultos. (Divulgação)
Um jovem diretor sueco decide adaptar uma polêmica história verídica para as telas de cinema e ainda conta com a ajuda de Ridley Scott, então dificilmente isso pode dar errado e realmente não deu. Apesar de pouco comentado pela grande mídia, Daniel Espinosa acertou em cheio, contratou Tom Hardy como protagonista, colocou Gary Oldman como coadjuvante e gerou um universo bastante tenso em Crimes Ocultos. O filme conta a história de um soldado soviético que vive frustrado pelas injustiças do regime e começa a investigar um caso de desaparecimento de crianças em solo russo, resultando em um conflito civil que põe em risco o sistema político e militar do Estado. Uma obra intrigante que vale a pena parar duas horas para acompanhar, Crimes Ocultos ou Criança 44 é um filme que merece o quarto lugar no top 4.

3. Kigsman: O Serviço Secreto

Tem Colin Firth e tem a cena da igreja, que filme!
(Divulgação)
Os filmes de heroi não me empolgaram tanto em 2015, vale relembrar que o ano apresentou a sequência de Vingadores (A Era de Ultron) e o bom Homem-Formiga, mas quem realmente chamou atenção foi certo serviço secreto. Kingsman foi dirigido por Matthew Vaughn (X-Men: Primeira Classe) e contou no elenco com Colin Firth, Michael Caine e Samuel L. Jackson, é divertido, empolgante e também surpreendente. O longa apresenta cenas bizarras, um humor bem diferente do que costumamos acompanhar e ação de qualidade que faltou nos filmes da Marvel Studios, é o filme do ano na categoria.

2. Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força

Kylo Ren e o Despertar da Força. (Divulgação)
Sucesso estrondoso e revolucionário na história do cinema, Star Wars mudou de mãos e George Lucas se tornou apenas um colaborador, deixando a Disney tomar conta da sequência da franquia. O sucesso da trilogia original foi colocada em risco com uma segunda trilogia bastante comprometedora, apesar disso, J.J. Abrams assumiu o risco e topou dirigir o sétimo filme da saga, aquele que daria sequência a história clássica, que recolocaria o quarteto original e que apostaria no passado para construir o futuro. O filme é completo, enfim temos um Star Wars bastante bem feito e com uma história tão boa quanto os episódios IV, V e VI, além de uma trama de qualidade (nos moldes de Uma Nova Esperança) um vilão que parece ser aluno de Darth Vader e protagonistas tão carismáticos quanto Luke, Leia, Han e Chewie. O filme ainda está em cartaz e é uma boa pedida para o fim do ano, já ganhou os nossos corações e garantiu a segunda colocação do nosso ranking.

1. Mad Max: Estrada da Fúria

Imagem que retrata a grandiosidade de Mad Max: Estrada da Fúria. (Divulgação)
O melhor filme de 2015 também é uma sequência de um sucesso dos anos 1970/1980, a diferença é que o Mad Max de 2015 é melhor que toda a trilogia original, ou seja, palmas para George Miller que conseguiu transformar a história de Max de apenas uma ação para um candidato a melhor filme do Globo de Ouro. Sai Mel Gibson, entra Tom Hardy, um dos grandes atores de 2015 foi melhor que o seu antecessor de sucesso e ainda contou com a ajuda de Charlize Theron. Além das boas atuações, o filme é espetacular se tratando de fotografia, efeitos visuais e trilha sonora, é forte candidato no Oscar 2016. Em Estrada da Fúria, Max segue sua peregrinação e acaba capturado pelos discípulos de Immortan Joe (a única menção aos filmes clássicos, Hugh Keays-Byrne foi um dos vilões no primeiro da saga). Em busca de libertar o povo da opressão do tirano, Max acaba se aliando a Furiosa, as esposas de Immortan e a um grupo de mulheres guerreiras que vão desafiar a estrada da fúria, destacando as cenas de perseguição que são fenomenais. Um filme que mistura vários temas e acerta em todos, foi a melhor coisa que o cinema estadunidense produziu em 2015, é por essas e outras que Mad Max: Estrada da Fúria lidera o nosso ranking.

Menção Honrosa: Marvel Demolidor

Série digna de um filme, Demolidor é a nossa
 menção honrosa. (Divulgação)
Tudo bem, é um top 5 dos melhores filmes de 2015, mas em uma temporada tão escassa e até decepcionante das histórias de heroi, não poderia deixar de destacar a produção da Marvel e do Netflix sobre Demolidor. A série é muito boa, contou com atores de muita qualidade (Vincent D’Onofrio) e de muito potencial (Charlie Cox), além do mais, a produção alcançou uma rápida aceitação da crítica, despontando como a melhor série do gênero na história, deixando os fãs ansiosos pela segunda temporada em 2016. Na primeira temporada conhecemos a origem do heroi, as luzes e as trevas de Matt Murdock e a ascensão de Wilson Fisk, o filantropo que todo mundo queria ver e que jamais conseguiram fazer, D’Onofrio foi gigante e sem dúvida voltará nas próximas temporadas.

O ano foi muito bom e nada melhor que desejar um 2016 tão bom quanto a temporada de Demolidor, até a próxima!