2015 está chegando ao fim,
como de costume, encerramos dezembro com um especial sobre o que de melhor
aconteceu na temporada, a nossa retrospectiva já está no ar e você pode
conferir nas postagens seguintes. Tivemos grandes filmes, sequências de
grandiosidades do cinema, como por exemplo a volta de Star Wars as telonas ou o
surpreendente Tom Hardy e o seu magnífico Mad Max. Leonardo DiCaprio entra
forte na briga pelo Oscar com O Regresso e a Disney Pixar voltando a grande forma
com uma animação que poucos apostavam. Confira o top cinco, destacando que
elencamos os filmes que assistimos, portanto, caso sintam falta de algum,
comentem, dialoguem conosco, obrigado!
O nosso top 5 de 2015, confira! (Sala Reclusa) |
5.
Divertida Mente
Raiva, Nojinho, Alegria, Medo e Tristeza. (Divulgação) |
Cinco anos após acertar
com o terceiro filme de Toy Story, a Pixar acabou pecando com um Valente
decepcionante, um Carros 2 pior do que o primeiro e com Universidade Monstros
muito abaixo do que foi o sucesso de 2001. Contudo, poucas pessoas esperavam
que Divertida Mente pudesse surpreender tanto, a história da menina Riley e os
seus sentimentos empolgou demais e deve garantir importantes prêmios para a
animação. O longa é tão bom que nos faz sentir nostalgia mesmo sendo uma obra
inédita, me arrisco a dizer que Divertida Mente vai concorrer a melhor filme no
Oscar 2016, é possível, é merecido, é sensacional!
4.
Crimes Ocultos
Tensão e suspense no duro Crimes Ocultos. (Divulgação) |
Um jovem diretor sueco
decide adaptar uma polêmica história verídica para as telas de cinema e ainda
conta com a ajuda de Ridley Scott, então dificilmente isso pode dar errado e
realmente não deu. Apesar de pouco comentado pela grande mídia, Daniel Espinosa
acertou em cheio, contratou Tom Hardy como protagonista, colocou Gary Oldman
como coadjuvante e gerou um universo bastante tenso em Crimes Ocultos. O filme
conta a história de um soldado soviético que vive frustrado pelas injustiças do
regime e começa a investigar um caso de desaparecimento de crianças em solo
russo, resultando em um conflito civil que põe em risco o sistema político e
militar do Estado. Uma obra intrigante que vale a pena parar duas horas para
acompanhar, Crimes Ocultos ou Criança 44 é um filme que merece o quarto lugar
no top 4.
3.
Kigsman: O Serviço Secreto
Tem Colin Firth e tem a cena da igreja, que filme! (Divulgação) |
Os filmes de heroi não me
empolgaram tanto em 2015, vale relembrar que o ano apresentou a sequência de
Vingadores (A Era de Ultron) e o bom Homem-Formiga, mas quem realmente chamou
atenção foi certo serviço secreto. Kingsman foi dirigido por Matthew Vaughn
(X-Men: Primeira Classe) e contou no elenco com Colin Firth, Michael Caine e Samuel
L. Jackson, é divertido, empolgante e também surpreendente. O longa apresenta
cenas bizarras, um humor bem diferente do que costumamos acompanhar e ação de
qualidade que faltou nos filmes da Marvel Studios, é o filme do ano na
categoria.
2.
Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força
Kylo Ren e o Despertar da Força. (Divulgação) |
Sucesso estrondoso e
revolucionário na história do cinema, Star Wars mudou de mãos e George Lucas se
tornou apenas um colaborador, deixando a Disney tomar conta da sequência da
franquia. O sucesso da trilogia original foi colocada em risco com uma segunda
trilogia bastante comprometedora, apesar disso, J.J. Abrams assumiu o risco e
topou dirigir o sétimo filme da saga, aquele que daria sequência a história
clássica, que recolocaria o quarteto original e que apostaria no passado para
construir o futuro. O filme é completo, enfim temos um Star Wars bastante bem
feito e com uma história tão boa quanto os episódios IV, V e VI, além de uma
trama de qualidade (nos moldes de Uma Nova Esperança) um vilão que parece ser
aluno de Darth Vader e protagonistas tão carismáticos quanto Luke, Leia, Han e
Chewie. O filme ainda está em cartaz e é uma boa pedida para o fim do ano, já
ganhou os nossos corações e garantiu a segunda colocação do nosso ranking.
1.
Mad Max: Estrada da Fúria
Imagem que retrata a grandiosidade de Mad Max: Estrada da Fúria. (Divulgação) |
O melhor filme de 2015
também é uma sequência de um sucesso dos anos 1970/1980, a diferença é que o
Mad Max de 2015 é melhor que toda a trilogia original, ou seja, palmas para George
Miller que conseguiu transformar a história de Max de apenas uma ação para um
candidato a melhor filme do Globo de Ouro. Sai Mel Gibson, entra Tom Hardy, um
dos grandes atores de 2015 foi melhor que o seu antecessor de sucesso e ainda
contou com a ajuda de Charlize Theron. Além das boas atuações, o filme é
espetacular se tratando de fotografia, efeitos visuais e trilha sonora, é forte
candidato no Oscar 2016. Em Estrada da Fúria, Max segue sua peregrinação e
acaba capturado pelos discípulos de Immortan Joe (a única menção aos filmes
clássicos, Hugh Keays-Byrne foi um dos vilões no primeiro da saga). Em busca de
libertar o povo da opressão do tirano, Max acaba se aliando a Furiosa, as
esposas de Immortan e a um grupo de mulheres guerreiras que vão desafiar a estrada
da fúria, destacando as cenas de perseguição que são fenomenais. Um filme que
mistura vários temas e acerta em todos, foi a melhor coisa que o cinema
estadunidense produziu em 2015, é por essas e outras que Mad Max: Estrada da Fúria
lidera o nosso ranking.
Menção
Honrosa: Marvel Demolidor
Série digna de um filme, Demolidor é a nossa menção honrosa. (Divulgação) |
Tudo bem, é um top 5 dos
melhores filmes de 2015, mas em uma temporada tão escassa e até decepcionante
das histórias de heroi, não poderia deixar de destacar a produção da Marvel e
do Netflix sobre Demolidor. A série é muito boa, contou com atores de muita
qualidade (Vincent D’Onofrio) e de muito potencial (Charlie Cox), além do mais,
a produção alcançou uma rápida aceitação da crítica, despontando como a melhor série
do gênero na história, deixando os fãs ansiosos pela segunda temporada em 2016.
Na primeira temporada conhecemos a origem do heroi, as luzes e as trevas de
Matt Murdock e a ascensão de Wilson Fisk, o filantropo que todo mundo queria
ver e que jamais conseguiram fazer, D’Onofrio foi gigante e sem dúvida voltará
nas próximas temporadas.
O ano foi muito bom e nada
melhor que desejar um 2016 tão bom quanto a temporada de Demolidor, até a
próxima!