domingo, 5 de abril de 2015

O Sal da Terra – Resenha Crítica

Ode ao planeta Terra e a raça humana, o Sal da Terra bateu na trave no Oscar 2015, mas confirma êxito ao apresentar uma visão crítica e singela. O documentário apresenta a jornada de Sebastião Salgado durante seu trabalho como fotógrafo social, da seca no Nordeste brasileiro ao sofrimento que perdura no continente africano, emoção não falta durante os cento e dez minutos de fotografias e entrevistas sobre o renomado brasileiro.
O Sal da Terra é um espetáculo fotográfico. (Divulgação)

O filme apresenta dois focos, o primeiro narra a vida de Sebastião Salgado, a infância, a graduação, a luta na Ditadura Militar, o exílio, a vida conjugal e o retorno para cuidar da fazendo dos seus pais, além do nascimento do seu filho. O segundo foco nos mostra a obra-prima do mineiro, os projetos Êxodo e Gênesis, a comovente aventura ao redor do mundo, mostrando as dores e sofrimentos humanos promovidos pelos próprios. Depois de tempos, o brasileiro abandonou a fotografia social e optou por trabalhar com fotografia natural, mostrando a simplicidade o que ainda há de bom no nosso planeta.

Sebastião Salgado e o seu genial
 trabalho sobre a natureza e a sociedade. (Divulgação)
Dirigido pelo alemão Wim Wenders, um fã assumido pelo trabalho de Salgado, e o próprio filho de Sebastião, Juliano Salgado, o filme ainda apresenta uma trilha sonora espetacular, surpreendente como as explosões das petrolíferas e também a ambição humana na cruel Serra Pelada, a sintonia das meama a atenção, prende o telespectador, são fotografias simples, em preto e branco, mas chocantes por apresentar os problemas sociais que assolam lodias com as fotografias é incrível, é um filme merecedor de muitos prêmios. Cha humanidade.

Além disso, a vida e obra de Sebastião Salgado é fascinante, primeiro pela sua esposa que sempre o acompanhou, apoiou e também apresentou ideias brilhantes, como a de replantar a fazenda dos pais de Salgado e transformá-la em uma reserva florestal, assim como Sebastião, Lélia é uma amante da natureza e da vida. O retrato que Wenders proporcionou sobre Sebastião Salgado também colabora para o sucesso do documentário, um roteiro bem desenvolvido que faz O Sal da Terra ser único, uma exceção bastante positiva no mundo dos documentários. Há documentários bons e também há documentários acima da média, como o caso de O Sal da Terra.foi injustiçado, merecia o Oscar.

Nota: 10/10.