quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Avatar: A Lenda de Aang - Livro Um: Água – Resenha Crítica

Água, terra, fogo... Ar! Olá, amigos da Sala Reclusa, é com muito prazer que lhes trarei a minha opinião sobre Avatar: A lenda de Aang, série de origem estadunidense e sul coreana, produzida e Nickelodeon e DR Movie, com duração 2005 a 2008. A série animada conta a história do garoto Aang, uma criança que nasce em meio a uma guerra e passa a ter um treinamento pesado com tão pouca idade, treinamento esse interrompido pela guerra que dizima o seu povo e o faz se auto congelar e passar 100 anos desaparecido.
O Último Dobrador de Ar foi a obra mais espetacular que a Nickelodeon apresentou no novo milênio. (Divulgação)
Graças a Sokka e Katara, dois personagens que também protagonizam a série, o menino Avatar, termo destinado ao ser humano que consegue dominar os quatro elementos, é resgatado e volta com a proposta de trazer o equilíbrio a Terra, livrando o povo das armadilhas do Senhor do Fogo e buscando a paz entre os quatro reinos de dobradores. Além dos dois amigos de Aang, temos também o garoto Zuko, o príncipe do fogo que é renegado por seu pai e que é treinado por seu tio Iroh para se descobrir, o seu objetivo é caçar o Avatar, mas o tempo lhe trás grandes ensinamentos.

A série é dividida em três livros, no caso, em três temporadas, a primeira, lançada em 2005, em que o último dobrador de ar busca treinamento para conseguir dominar a água, o livro dois em que o elemento terra é priorizada e o livro três que decifra a mística do fogo e épico final. Dessa forma, dividirei minha resenha em três atos, um resumo dos três livros que rendeu a Nick ótimos índices de audiência, vale destacar que Avatar é o melhor desenho animado do novo milênio, ele difere de tudo que é desenvolvido nos dias de hoje, vale a pena cada vinte minutos gastos nos episódios.

Livro 1 – Água

Lançamento: 2005

Episódios: 20

Vilão: Almirante Zhao

Na primeira temporada, Aang é encontrado por Katara e Sokka, os irmãos que simbolizam um pouco do que restou da Tribo da Água, eles perderam a mãe logo cedo e ainda viram o pai seguir para uma interminável guerra, sendo criados e educados pela avó. Além da Tribo da Água, existe o Reino da Terra, que é retratado com mais importância no segundo livro, a Nação do Fogo, o principal motivo de discórdia da época, ou seja, os vilões que buscam dominar todos os outros reinos e os Nômades do Ar, grupo que foi dizimado pela Nação do Fogo, daí surge a expressão O Último Dobrador de Ar, apelido destinado a Aang por ele ser o esperado Avatar e por ele já ter dominado a técnica do ar antes de entrar no sono profundo e congelante.

O Estado Avatar do Avatar. (Divulgação)
Além dos três principais protagonistas, a primeira temporada foca no universo controverso do Príncipe Zuko, um garoto destinado a caçar o Avatar e levá-lo para o seu pais, o Senhor do Fogo Ozai, existe uma mística em relação ao Senhor do Fogo nas duas primeiras temporadas, sua face só se torna visível na terceira e última temporada, o tornando mais ameaçador. Zuko é um garoto cheio de dilemas, nessa primeira temporada mostra-se um jovem mal resolvido, não entendendo o que realmente se passa no mundo, no que a Nação do Fogo transformou o resto das nações, é através de tio Iroh que o garoto aprende os maiores dos ensinamentos.

Com o Senhor do Fogo deixado apenas para a terceira temporada, o vilão principal da primeira temporada é o Almirante Zhao, homem ambicioso que duelará com Zuko para achar o Avatar e ganhar títulos e posições elevadas na Nação do Fogo, é um ótimo vilão se formos comparar com a vilã da segunda temporada. Voltando para o principal universo da série, ou seja, focando no Avatar, temos um Aang ainda muito criança, um jovem que ainda não se deu conta da responsabilidade e peso que ele carrega com tão pouca idade. Ele vai viajando em Appa, um carismático bisão gigante e voador, junto com Katara e Sokka primeiramente para conhecer lugares para brincar, vale destacar que é graças as perseguições de Zuko que o trio esquece o lazer e parte para o principal propósito. Aang aprende muito com seus amigos, também com o seu principal inimigo (que na época era Zuko) e também com o antigo Avatar, o espírito do Avatar Roku jamais deixou o garoto sozinho.

Aang vai em busca da Tribo da Água para conseguir dobrar seu segundo elemento, sua sorte é que Katara é uma jovem dobradora de água, ela vai aprender antes dele e conseguirá ensiná-lo a dobrar o elemento da vida, pontos para a primeira dama Avatar, ela se mostra melhor no domínio com a água até mesmo que Aang, também vale a lembrança de que o garoto sempre deixou claro que é apaixonado pela menina. O entrosamento do quinteto formado por Aang, Katara, Sokka, Appa e Momo (uma lêmure voadora e simpática) é realmente muito bacana, misturando bons ensinamentos com episódios cômicos e, acima de tudo, eles conseguem criar laços afetivos que os transformou numa família, há episódio que inclusive Sokka abre mão da presença do pai para seguir Aang na guerra, é emocionante!

O desfecho da temporada é realmente épico, Aang consegue dobrar água e o combate contra o Almirante Zhao chega ao ápice, a Nação do Fogo invadiu a Tribo da Água e temos uma guerra excepcional, unindo dois episódios num só e apresentando para os fãs o Estado Avatar, o modo em que Aang se torna invencível, porém, na primeira temporada o menino ainda não é tão poderoso por não conhecer a técnica do fogo e da terra, mas o Estado o faz controlar um espírito da água que consegue desbravar os ditadores do fogo, um espetáculo!

Top 3 – Episódios

3 – O Garoto no Iceberg: Nada mais tocante que o primeiro encontro entre Katara, Sokka e Aang, é um momento que mescla emoção, empolgação e nostalgia, juntos, os três formarão a melhor série dos últimos tempos e cada um dá sua contribuição, muito especial para quem assiste a série completa e retorna ao primeiro episódio.

2 – Solstício de Inverno: O Mundo Espiritual e O Avatar Roku: O Estado Avatar é o modo mais sensacional que a série apresenta, mas, na primeira temporada, Aang ainda está se conhecendo e a convivência do garoto com Sokka, Katara, Appa e Momo é mais bem retratada. Contudo, um dos episódios mais bacanas do desenho é quando o garoto consegue entrar no mundo espiritual e entra em contato com o seu antecessor, o Avatar Roku, esse encontro esperou oito episódios para acontecer e é um dos momentos mais extasiantes do primeiro livro.

1 – O Cerco da Noite: Parte um e dois: Na minha opinião, a primeira temporada é a melhor da saga de Aang, ela é a mais bem elaborada, com um roteiro que não tornou tão cansativo quanto a última por exemplo. Contudo, o melhor episódio também foi dividido em dois, os últimos, o que retrata o desfecho do Almirante Zhao e que apresenta o Estado Avatar para os fãs da série, não tem como não se sentir parte do universo Avatar, é impossível não gostar da série.

Top 3 – Personagens

Protagonista com um carisma a lá Goku. (Divulgação)
3 – Aang: Ainda é um menino, deixa de lado a responsabilidade em ser Avatar busca apenas se divertir, todavia, aos poucos ele vai aprendendo e focando no seu projeto para trazer o equilíbrio para o mundo novamente, sua mistura de seriedade e comicidade o tornam um protagonista bem carismático, um carisma bem parecido com o que o jovem Goku possuía em Dragon Ball.

Sokka é realmente o mais
 engraçado do trio. (Divulgação)
2 – Sokka: Braço direito do Avatar, Sokka é o único do grupo que não dobra nenhum elemento, mas o talento do garoto sobra na temporada, arquitetando todos os planos que quase sempre dão certo. Além disso, Sokka é sem dúvidas o personagem mais carismático da primeira temporada entre os garotos, seus diálogos com Momo e Appa são muito divertidos e faz com que o fã se afeiçoe pelo personagem.



Tio Iroh é mais do que um
 idoso veterano de guerra. (Divulgação)
1 – Iroh: Antigo Senhor do Fogo, tio Iroh foi muito castigado na Guerra, perdendo o seu filho, contudo ele “ganha” uma nova oportunidade ao deixar a Nação do Fogo junto a Zuko. Ao príncipe, Iroh passa os maiores de seus valores, indicando o verdadeiro caminho da paz e justiça, além de se destacar pelo carisma que culmina em sabedoria, é fantástico, o melhor personagem da primeira temporada.


Bônus - Almirante Zhao e Bumi: A primeira temporada é muito boa, resultando em ótimo personagens, o Almirante Zhao é um dos melhores dos vilões, fazendo falta principalmente na segunda temporada, ele também é um dos únicos personagens que acaba morrendo, uma tremenda injustiça. Outro que se destaca e vale minha lembrança é Bumi, antigo amigo de Aang, o Rei de Omashu se transformou num poderoso rei maluco que também adora brincadeiras, o episódio cinco da temporada é memorável.
Zhao é um bom vilão e Bumi é um velho louco, mas sensacional! (Sala Reclusa)
Pois bem, projetei preparar toda a série em uma resenha única, mas me afeiçoei demais com a história do menino Avatar, por isso optei por preparar com muito carinho e cuidado uma resenha para cada livro, então espero que vocês estejam gostando de reviver os momentos da melhor série animada do novo milênio, para quem não assistiu, aqui está minha indicação para dar uma chance a Aang e companhia, a propósito, minha nota é dez!

Até a próxima semana, o livro dois será o foco, yip yip!

Confira também

Livro 2 - Terra

Livro 3 – Fogo