segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Debi e Lóide 2 – Resenha Crítica

Candidato forte ao filme mais nostálgico do ano, Debi e Lóide 2 manteve seu estilo de comédia que o consagrou nos anos 1990. É engraçado ver os “velhinhos” Jeff Daniels e Jim Carrey reinterpretar os retardados Debi e Lóide, na sequência de 2014, as piadas seguiram boas e temos uma comédia do início ao fim. Começando com o pé direito, o filme conta com a participação de Brady Bluhm, ator que interpreta Billy, um menino paraplégico e cego, no qual a dupla Debi e Lóide tira sarro do início ao fim no primeiro filme. O fato é que ele cresceu bastante, mas as palhaçadas com o garoto permanecem, cenas hilárias, por sinal.
Jim Carrey precisava dividir as atenções para voltar a fazer um bom filme. (Divulgação)
No geral, o filme se passa 20 anos após o primeiro sucesso, Debi precisa urgentemente encontrar um parente direto que lhe possa doar um rim para ele seguir vivo, Lóide deixa o hospício e vai ajudar seu amigo na procura do órgão. Em meio à busca, surgem os personagens que complementarão a história, o filme é feito de piadas bobas, retardadas, mas muito engraçadas, o fato é que Debi e Lóide não decepcionaram. O legal da dupla é que os dois tem uma boa sintonia que deixa o filme pouco cansativo, bem engraçado, sem falar de que os demais personagens tratam Debi e Lóide realmente como retardados,  diferente, por exemplo, de Bem Stiller em Entrando Numa Fria e de Steve Martin em A Pantera Cor-De-Rosa.

Outro ponto que vale o destaque é a forma como os irmãos Bobby e Peter Farrelly tratam do humor, em certos momentos, é um humor trágico, como na cena do trem que passa por cima do vilão Travis, ou como eles brincam com os pais do falecido amigo, até mesmo quando Debi descobre que foi adotado. Muitas pessoas criticam o filme pela burrice exagerada dos personagens de Carrey e Daniels, eu não concordo, o coloco como um outro tipo de humor, aquele que não apela para o obsceno, que prefere rir da desgraça alheia ou do retardo mental dos protagonistas, é bem mais interessante do que vender ingresso com o degradante álcool, ou apelar para mulheres nuas. Recomendo Debi e Lóide 2, para quem assistiu e gostou do primeiro, vale muito a pena!

Nota: 8,0