segunda-feira, 26 de maio de 2014

5 Histórias para Gostar do Homem de Ferro - Parte III


Após quase um ano sem tocar nesta série, trago até vocês mais uma parte da matéria "5 Histórias para Gostar do Homem de Ferro". Desta vez, vamos viajar ainda mais rumo ao passado, em direção aos longínquos anos 70, quando os hippies ainda faziam sentido, o rock alcançava seu auge, estudantes protestavam ao redor do mundo e a União Soviética era a grande ameaça do momento. Nesse contexto de revolta estudantil, tiramos a história deste post, que eu chamo por:

(Divulgação)


3 - Confronto com o Guardião ("Beneath the Armor Beats a Heart" e "Menace at Large"):

Começou em: The Invincible Iron Man v1.#45 (Março de 1972)

Terminou em: The Invincible Iron Man v1.#46 (Maio de 1972)

Roteiro de:Gary Friedrich


Arte de:George Tuska



História: Pois bem, após sobreviver a um complicado combate com o androide feito a imagem e semelhança do Fantasma Noturno, encontramos o Vingador Dourado em seu apartamento refletindo sob os rumos de sua vida. Entre todos os problemas que o circundam, está o seu namoro com a jovem Marienne Rodgers, indagando-se - como era comum na época - se o relacionamento dos dois seria sensato e, em caso positivo, se ele deveria oficializar aquela união. Assim sendo, ele resolve chamar a moça para debaterem a questão, que é interrompida pela súbita aparição de Kevin O´Brien - o melhor amigo de Tony na época - que também é apaixonado pela moça e termina abandonando o lugar puto da vida. Em paralelo, na sala de reuniões das Indústrias Stark, um grupo de acionistas furiosos se reúnem para decidir que rumos devem tomar, uma vez que, desde que Tony Stark cancelou todos os contratos militares da empresa, os lucros da companhia vem caindo assustadoramente. Liderados por Simon Gilbert, os acionistas chegam a conclusão que devem se livrar de Tony Stark. No entanto, uma dúvida paira sobre o complô: Se Stark sair da empresa, o que acontecera com o seu guarda-costas, o Homem de Ferro?


Eis que a resposta surge na forma do Guardião (Guardsman, no original), que nada mais é do que Kevin O´Brien vestido uma armadura que recebera de presente. A primeira vista, a mesa de acionista pensa sobre a validade de se usar um louco surgido de lugar nenhum e é nesse instante que - um grande grupo de estudantes surge provocando um imenso tumulto. Disposto a prova seu valor, um ansioso Guardião se lança no meio dos estudantes, sendo prontamente agredido pela turba enfurecida. Nervoso, ele dispara um de seus raios repulsores contra a multidão, acidentalmente matando 3 estudantes. Aterrorizada, a turba avança contra seu agressor e eis que surge o Home de Ferro - que chegara há pouco tempo na sala de reuniões depois de receber um telegrama urgente sobre a situação. Surpreso com as acusações, o Vingador interroga seu amigo que confirma realmente ter matado os manifestantes, mesmo que por acidente. Sem saber o que fazer, o Vingador procura acalmar os ânimos da multidão, que parte para cima do mesmo. Nesse meio tempo, aproveitando a distração da turba, o Guardião foge, deixando o Cabeça de Lata sozinho contra uma multidão contra a qual ele não pode revidar.  Sem saber o que fazer, o Vingador Dourado foge para longe da turba, deixando a polícia resolver a situação.

A conclusão dessa história só chega na próxima edição, que abre com um satisfeito Gilbert parabenizando um atormentado O´Brien por ter causado uma propaganda tão ruim que seria apenas uma questão de tempo até que Stark fosse obrigado a sair da presidência da empresa. Revoltado com as maquinações de Gilbert, O´Brien surta e ataca toda a mesa de acionistas, parando apenas com a chegada de Tony Stark, avisado de que a turba de estudantes havia voltado e começava um novo tumulto, desta vez, destruindo tudo o que encontrava pela frente. Ao ver Stark ao lado do amor de sua vida, O´Brien surta definitivamente e parte para um novo confronto com os estudantes. Ciente do massacre que pode acontecer, o Stark veste sua armadura e parte para interceder pelo Guardião, iniciando um diálogo com os estudantes. Notando que os estudantes não estão cooperando - e tentando uma última tentativa desesperada de conquistar o amor de Marienne - O´Brien parte para cima dos estudantes, sendo detido pelo Homem de Ferro, o que faz com que ambos iniciem um violento combate, que só termina com a trágica morte de O´Brien.

Motivos para se ler: Primeiramente, esta é uma ótima chance de ver a arte do grande George Tuska, um dos maiores desenhistas na história do Latinha, e se lembrar - ou testemunhar, no caso dos leitores mais novos - de uma época bem mais simples, mas nem por isso inferior, das HQs. No entanto, o principal motivo vem da história em si. Admito que se trata de uma história bem simples e inocente, característica da época,por vezes chegando a ser até simples demais, mas esse não é o ponto. 
O verdadeiro motivo de eu recomendar esta história é na sua temática em si. Aqui, vemos de modo bem claro e simples que não é a "roupa que faz o homem". Isso nos é apresentado muito bem pelo contraste entre O´Brien e Stark, ambos heróis de armadura, mas com um jeito de agir completamente diferente. Outra questão interessante é que ela também aponta outra faceta de personalidade de Stark, desta vez a do empresário humano consciente e preocupado com o bem-estar do outros, mesmo que a recíproca não seja verdadeira. Esse lado já foi abordado em muitas outras histórias - como, por exemplo, o confronto com Namor na edição 25 do mesmo volume, uma das primeiras HQs , ao menos que eu saiba, a debater questões ecológicas muito antes de isso se tornar rotina. - mas aqui ela aparece bem nitidamente, principalmente no confronto final com o Guardião. Por fim, e não menos importante, temos a velha reflexão, e esta eu deixo para os "revolucionários" de nossos dias, de que violência jamais é a solução e que, toda vez que ela é utilizada, os resultados podem ser bem diferentes daqueles esperados.



E por hoje é só pessoal. Assim que eu lembrar, ou tiver paciência, continuo com essa matéria que já se aproxima do fim. Qualquer coisa, ficaremos feliz em ler seus comentários.