quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

10 Histórias - Edgar Allan Poe

Saudações, fieis leitores! Em vista ao aniversário de 205 anos do nascimento do mestre Edgar Allan Poe (19/01), é com grande orgulho que nós, da Sala Reclusa, dedicamos esta humildade postagem elegendo, na opinião deste que vos escreve, os 10 melhores contos do renomado escritor norte-americano. Então, sem mais delongas, aqui vamos nós!

P.S:Caso vocês já tenham lido os contos da lista, ótimo! Caso contrário, recomendo que os leiam antes de ler isto aqui. Não é que vá ter spoilers, mas nunca se sabe....



  10 Histórias


Edgar Allan Poe








10 - Silêncio - Uma Parábola.



Publicada originalmente como Siope - Uma Fábula, este pequeno conto - publicado em 1838 - narra a  conversa de um homemcom um demônio nas terras distantes do oriente. Lá, o demônio narra a estranha maneira como conseguiu apavorar um homem usando todas as armas que tinha à seu favor até chegar a última e, mais eficiente delas, o mais completo e absoluto silêncio. Aparentemente uma história simples, esta se revela como um dos contos mais complexos e "difíceis" - principalmente no tocante ao seu final - da obra de Edgar Allan Poe. Sem dúvida uma verdadeira marca de sua genialidade e talento.



9 - Os Assassinatos da Rua Morgue


Considerado o pai da narrativa policial, esta história de 1841 marca a primeira aparição do que se pode considerar o primeiro detetive moderno, o Chevalier Auguste Dupin. Morador de Paris, Dupin não é um detetive profissional. De fato, os motivos que o levam a participar das investigações em cada história variam bastante. No caso dos Assassinatos, o motivo principal é o desafio e a diversão encontrada pelo sagaz homem em investigar o misterioso assassinato de duas mulheres, cujos corpos são encontrados em um quarto trancado de dentro para fora e sem o menor vestígio da entrada, ou saída, do assassino.
 Assim como nas suas outras histórias detetivescas - como em "O Escaravelho Dourado", o insuportável "O Mistério de Marie Roget" e "A Carta Roubada" - somos brindados com uma ótima aula de lógica e dedução, apesar do final um tanto quanto estranho.



8 - O Barril de Amontilado

 
Publicado em 1846 esta é uma bela história de vingança passada na Itália. Montresor, o narrador, deseja se vingar de seu amigo Fortunato que o insulto e ofendeu das mais variadas maneiras. Assim, durante o carnaval, época em que sua casa está vazia, ele atrai Fortunato até sua adega dizendo que conseguiu um raro barril de Amontilado e que gostaria bastante da opinião do amigo sobre a compra. Já bastante embriago, Fortunato de nada desconfia das intenções de seu "amigo" e o segue de bom grado. A beleza da história está na maneira sutil como Poe vai entregando as pistas do destino final de Fortunato a cada parágrafo, construindo assim uma atmosfera cada vez mais tensa até o seu derradeiro final.



7 - O Coração Denunciador


Nesta história publicada em 1843, temos um exemplo de uma das situações favoritas de Poe: um cidadão insano em um ambiente perfeitamente são. Aqui, um enfermeiro que cuida de um velho senhor enlouquece devida à constante visão do estranho olho do patrão e, num ataque de loucura e raiva, o mata. Em seguida, desmembra o corpo e o esconde embaixo das tábuas do assoalho. Tudo poderia ter terminado ali se os gritos do velho não tivessem chamado a atenção de um vizinho e este, por sua vez, tivesse chamado a polícia. Após uma investigação minuciosa, os policias não encontram o menor vestígio de que um crime tenha ocorrido na casa. Mas, quando o narrador está prestes a se safar de seu crime, um estranho e ritmado barulho põe tudo a perder.




6 - Berenice

Outra figura frequente nas obras de Poe era o personagem obsessivo. Neste conto, de 1835, temos a história de Egeu, um homem com uma estranha tendência que faz com que ele entre em uma espécie de "transe" que o mantém afastado de tudo e de todos por longos períodos de tempo, que se casa com sua prima Berenice. Após o casamento, Berenice é vitimada por uma estranha doença que vai deteriorado todo o seu corpo, com exceção de seus dentes - dentes esses que passam a se tornar uma obsessão para Egeu. Após um certo tempo, Berenice é dada por morta e enterrada. No entanto, seus dentes continuam a ser uma obsessão por Egeu até o dia em que ele desperta de um de seus transes devido ao som de gritos de dor e se encontra com uma estranha caixa em seu colo. Vale lembrar que o conto gerou bastante polêmica entre os leitores devido ao excesso de violência, algo que levou Poe a fazer uma versão editada do conto.


5 -Metzengerstein

De 1832, este é o primeiro conto de Poe a ser publicado. Aqui, temos a história de uma velha richa entre duas famílias nobres: os Berlifitzing e os Meztengerstein. Após anos de luta, o último dos Metzengerstein termina incendiando a propriedade do seu rival, matando todos que nela se encontravam. No entanto, do fogo surge um estranho cavalo que, lentamente, vai "fascinando" mais e mais o jovem que seria, de acordo com a narrativa, mais devasso do que o próprio Calígula. Alguns críticos acreditam que a intenção original de Poe com esta história era fazer uma sátira ao estilo gótico.










4 - Os Fatos do Caso do Sr.Valdemar

Um terceiro elemento bastante presente na curta obra de Poe é um flerte com o ciência de sua época - na maioria das vezes de maneira crítica, beirando à sátira - sendo assim um dos pioneiros na área de ficção científica. Nesta história, publicada em 1845, vemos a história por trás do caso do Sr.Valdemar que, depois de morto, foi mantido em um estado de animação suspensa através dos poderes do mesmerismo - uma doutrina bastante famosa e creditada na época  e que hoje conhecemos como hipnotismo - que conseguiu preservar tanto sua alma presa ao corpo como também retardar os efeitos da putrefação. Outro detalhe curioso: a história chegou a ser considerar verdadeira na época de sua publicação - uma vez que nenhum aviso foi feito sobre o seu caráter ficcional - até que foi desmentida pelo autor.



3 - O Retrato Ovalado

Talvez o conto mais curto de Poe, tem no máximo duas páginas, este conto de 1842 não deixa nada a dever aos seus "irmãos maiores".  Um narrador ferido durante uma viagem busca repouso em uma antiga mansão abandonada. Fascinado com a decoração do aposento em que fica de repouso, ele logo encontra um livro com comentários sobre cada uma das peças e é então que ele se depara com a fascinante e perturbadora história do belo retrato ovalado de uma bela e jovem mulher.
Outra curiosidade: De acordo com alguns críticos, este conto pode ser visto como as bases daquele que viria a se tornar o romance mais famoso do polêmico escritor irlandês Oscar Wilde, "O Retrato de Dorian Gray", de 1891. 





2 - A Queda da Casa de Usher


 Publicada em 1839, este talvez seja um dos contos mais conhecidos - e talvez mais adaptados - da obra de Poe. Após receber uma carta na qual seu amigo de infância Roderick Usher, o convida para passar algum tempo em sua propriedade uma vez que este se encontra adoentado,o narrador sem nome viaja até a enorme e decadente mansão de Usher, onde passa a fazer companhia ao amigo enfermo. Lentamente, o narrador percebe que a degradação da casa acompanha a degração do próprio Usher e de sua irmã que  termina por "falecer". É após o enterro da irmã que a situação de Roderick vai piorando progressivamente até o clímax da história onde não só a casa, como toda a família Usher encontra o seu fim. Esta é uma das narrativas mais tensas e psicológicas de Poe e um exemplo de seu perfeito domínio sobre o ritmo narrativo de uma história, assim como de sua habilidade em implantar detalhes que sempre são importantes para a construção da mesma.



1 - A Máscara da Morte Rubra


Publicada em 1842, temos aqui outra pérola do ritmo narrativo de Poe. Quando seu país é acometido por uma terrível e mortal peste conhecida como "Morte Rubra" - contra a qual não é conhecida cura -  o Príncipe Próspero e sua corte fogem para uma das propriedades do príncipe, onde se trancam e esperam que a doença tenha um fim. Com o passar do tempo, o tédio começa a tomar conta dos nobres e, tendo isso em vista, o nobre Próspero resolve realizar um gigantesco e suntuoso baile à fantasia. E assim se inicia o baile em todos os sete salões do castelo, cada qual ornado com uma cor diferente. No entanto, perto da meia-noite, um estranho convidado se junta aos foliões em sua festa e trás consigo um dos melhores e mais aterrorizantes finais da história da literatura.





Pois bem, senhoras e senhores, esta foi nossa singela homengem ao grande legado do mestre Edgar Allan Poe e espero que tenham gostado. Caso não concordem com os contos aqui listados, sintam-se à vontade para debater nos comentários.

No mais, inté a próxima pessoal!