sábado, 21 de dezembro de 2013

Os Suspeitos – Resenha Crítica

Amigos da Sala Reclusa, aqui estou para mais uma crítica. Hoje, falarei sobre os Suspeitos, grande filme produzido nos Estados Unidos, dirigido por Denis Villeneuve e lançado neste fim de ano. O filme conta com grandes astros do mundo do cinema, como são os casos de Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal e um grande elenco. O suspense se inicia logo no início, quando a família Dover vai festejar o dia de ação de graças com os Birch, o detalhe é que as filhas mais jovens das tuas famílias saem para brincar na rua e terminam desaparecendo, causando medo, preocupação e pânico para ambas as famílias.
Suspende do início ao fim. (Cartaz Oficial)

Keller Dover (Hugh Jackman) e Franklin Birch (Terrence Howard), os homens das casas, são os encarregados de procurar as crianças, acionando a polícia, é aí que o caso cai no colo do detetive Loki (Jake Gyllenhaal), o suspense só aumenta. O filho mais velho de Keller, Ralph, diz ao pai que as meninas cismaram em subir num trailer que estava estacionado na casa vizinha, fazendo o drama aumentar. Loki começa a investigar o caso e prende o dono do trailer, trata-se de Alex Jones (Paul Dano), um jovem que tem um retardo mental que o leva a pensar que só tem 10 anos de idade, isso leva Loki a desacreditar que Jones possa ter sequestrado as duas crianças, porém ele o prende mesmo assim.

As famílias já estão desesperadas, quero destacar as atuações das coadjuvantes Viola Davis como Nancy Birch e Maria Bello como Grace Dover, cenas depressivas e angustiosas das duas mulheres das famílias Birch e Dover, respectivamente. Por falta de provas e fé em que Alex tenha sido o culpado, a polícia decide soltá-lo, levando Keller a loucura, por isso, ele vai até a prisão, ultrapassa a barreira de repórteres e parte para cima de Alex, o problema é que Alex cita as duas garotas enquanto Keller lhe segura pelo pescoço. Até então, não se sabe se ele realmente disse aquilo ou se era alucinação de um pai desesperado por sua filha

(Cartaz Oficial)
O caso toma conta de todos os envolvidos, até o detetive Loki começa a se desesperar para resolver o caso, passando dias sem dormir e passando mal assim que cada pista é encontrada. A história do filme é semelhante a um game que eu sou muito fã, Heavy Rain foi um sucesso do PS3, ele o leva para a atmosfera de mistério e suspense, recomendo! Voltando para a história, Keller sequestra Alex Jones e passa a torturar o garoto, pois ele está convicto de que o rapaz sabe de algo. As cenas são brutais, violentas e até mesmo assustadoras, fazendo seu amigo Franklin passar mal e desistir de ajudá-lo.  As alucinações persistem, até que Grace ouve alguém invadindo sua casa e entrando no quarto da filha sumida, a depressão faz com que a mulher não veja o ladrão, que rapidamente pula a janela da casa e foge.

Sinceramente, a sorte das famílias foi a rápida habilidade do detetive, que já estava muito atento ao que se passava, perseguindo até prender o outro maluco, o ladrão que estava a invadir as casas e roubar peças de roupas das crianças, levando-os a crer na morte das garotas. O desespero toma conta de Loki quando ele perde a paciência com seu suspeito e parte para cima do rapaz, Bob Taylor (David Dastmalchian) tentava descrever um labirinto, mas é provada a sua esquizofrenia e o próprio se encarrega de dar um tiro na cabeça, acabando com um dos suspeitos, fazendo com que Loki, por seu erro, perca uma pista importante.

Quando Loki invade a casa de Bob, ele percebe maletas trancadas por cadeados, o levando a crer que as crianças estão mortas dentro. Quando ele abre as bagagens, uma das cenas mais assustadoras do filme, serpentes comendo carnes não identificadas e peças de roupas infantis, um crime brutal. Após a cena, é descoberto que tratava-se de carne de porcos e que o maluco era viciado em serpentes. Nesse mesmo tempo, surge Holly Jones (Melissa Leo), uma senhora de idade que se diz depressiva e descrente com a vida, dando até pena da coitada em muitas cenas, grande atuação de Melissa Leo, uma das damas do suspense americano.

No desenrolar da história, Keller descobre que Alex está realmente envolvido no caso, é quando ele libera o garoto para a outra vida e vai até a casa de Holly, isso porque a menina Joy Birch conseguiu fugir do cativeiro e deu uma pista importante para Keller. Chegando na casa da idosa, ele percebe que tudo está estranho e diferente da última visita, a senhora é nada mais nada menos que a verdadeira criminosa, é quem arquitetou todo o rapto e usou da loucura dos jovens Alex e Bob. Com a arma apontada para Keller, Holly faz com que o mesmo beba um calmante, além de dar um tiro na perna do homem. Keller é escondido debaixo da terra, onde um carro velho camufla o local, no quintal da casa.

Quando Holly tenta fugir, observa que é tarde demais, Loki já desvendou o caso, chegando lá, o detetive invade a casa e vê Holly envenenando a jovem Anna, é o momento crucial do filme, Holy leva dois tiros e morre na hora, o azar foi que Loki levou um tiro de raspão na cabeça, além do tiro na perna. O heroísmo de Loki simboliza um final feliz, ele salva a criança e ainda consegue se safar da morte, cena idêntica a Heavy Rain é quando Loki corre no carro para a emergência, fantástico!

No fim, as crianças estão salvas e Loki consegue sobreviver, o problema é que Keller segue desaparecido, persistindo o drama das famílias, a busca na casa de Holly segue. Quando Loki vai até a casa da assassina, os homens já terminam a busca do dia, ficando só o detetive na casa, quando ele está para ir embora, ele ouve sons debaixo da terra, no princípio, ele pensa que são alucinações e pensa em deixar a casa, mas os barulhos continuam e ele muda de feições... O filme termina! Qualquer telespectador fica revoltado com o final, mas isso deixa o filme cada vez mais épico, nota 10!
Grande dupla, um filme sensacional. (Cena do longa)

Pois bem, me despeço de mais uma crítica com a frase do detetive Loki que me marcou no longa: "Reze para o melhor e prepare-se para o pior." Um grande abraço!


Nota: 10,0.