terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Os 5 melhores filmes de 2013

Bem, o ano está chegando ao fim, logo, quero agradecer a todos vocês que nos acompanharam por todos esses meses. Lembrando que esse blog foi fundado em 2010 e totalmente remodelado na metade de 2013 para uma melhor compreensão e deixar o negócio mais sério, espero que todos tenham curtido. Os convido para viver 2014 conosco, os filmes que virão estão prometendo bastante, ainda temos dúvidas sobre quem concorrerá ao Oscar, mas teremos matérias especiais sobre os indicados, aguardem! Contudo, preparei um top 5 com os melhores filmes do ano na minha visão, por isso, espero que vocês leiam e comentem discordando ou concordando. Confiram:
Homenagem da Sala Reclusa aos grandes de 2013. (Sala Reclusa)



5 - Universidade Monstros

Emocionou! Universidade Monstros foi excelente.
(Divulgação)
Doze anos após a estreia de Monstros SA, a Pixar anunciou para 2013 a tão sonhada continuação... Quer dizer, Universidade Monstros acontece antes da história do primeiro filme, mas manteve o padrão engraçado, bonitinho e muito nostálgico. Dirigido por Dan Scanlon, o longa conta como James P. Sullivan (Sulley) e Michael Wazowski (Mike), os protagonistas do sucesso de 2001 as brigas na faculdade, o conflito de egos até a reviravolta que une os grandes amigos, emocionando qualquer fã. Apesar da falta da menina Boo, para mim, Monstros ficou como quinto melhor filme e, sem dúvida, a animação do ano.

4 – O Grande Gatsby

(Cartaz Oficial)
Aclamado Best Seller, O Grande Gatsby foi um sucesso no cinema nos anos 70, em 2013, a história ganhou um remake com uma produção enorme, como realmente merecia. Leonardo Di Caprio como Gatsby, Tobey Maguire como Nick Carraway e Carey Mulligan e Joel Edgerton como o casal Daisy e Tom Buchanan, respectivamente. Todos atuam de maneira excepcional, além disso, os efeitos são magistrais e a direção de Baz Luhrmann foi excelente, com toda a certeza, foi o melhor filme produzido sobre o livro de Scott Fitzgerald, o filme chega forte para o Oscar 2014, mas não acredito que seja indicado para melhor filme e Di Caprio novamente será esquecido pela academia, o mais injustiçado dos atores, é um fato.

3 – Homem de Aço

Henry como Superman. (Divulgação)
O Super Homem não é meu herói preferido, nem me empolgo com os antigos filmes do inesquecível Christopher Reeve, mas confesso que fiquei muito ansioso quando vi o nome de Christopher Nolan na produção e na criação original do filme Homem de Aço. Lançado em julho aqui no Brasil, o filme recriou Krypton e com o talento de Russell Crowe e Michael Shannon, vivemos o drama dos cidadãos do planeta que estava a beira da destruição. Henry Cavill humilhou Brandon Routh e seu Superman: O Retorno, o cara chamou a responsabilidade e conquistou muitos fãs, inclusive eu. Homem de Aço foi o filme de herói do ano, o meu grande medo é a sequência da história, é muito cedo para Batman VS Superman, veremos no que dá e, por enquanto, aplaudimos Homem de Aço.

2 Os Supeitos

Jake, Hugh e um grande sucesso. (Divulgação)
Lançado no Brasil em Outubro, Os Suspeitos não veio para os cinemas da minha pobre cidade, mas o trailer me chamou bastante atenção, principalmente pela dupla principal, Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal encarnaram o pai desesperado Keller Dover e o detetive Loki. Denis Villeneuve dirigiu o suspense que provoca várias sensações em quem assiste, medo, angústia, aflição e nostalgia que me relembrou bons suspenses antigos, como é o caso de O Grande Truque. O final inesperado, o drama de duas famílias, o caso que quase leva o detetive a loucura, o que você faria se sua filha caçula fosse sequestrada? Os Suspeitos foi um dos pontos altos do cinema, foi o último grande filme que eu assisti em 2013, é o segundo melhor do ano.

1 Rush: No Limite da Emoção

Excepcional! (Cena Oficial)
Confesso que sou apaixonado por esportes, mais do que por cinema, então que tal misturar as duas coisas, Rush: No Limite da Emoção é inspirado no livro Corrida Para a Glória de Tom Rubython e foi dirigido e produzido por Ron Howard. O filme conta a história de uma das maiores rivalidades da história do automobilismo, Niki Lauda e James Hunt travaram batalhas antológicas e inesquecíveis na Fórmula 1, o filme retrata muito bem isso. Daniel Brühl interpretou Lauda e foi muito bem, concorre ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante, um grande trabalho reconhecido, Chris Hemsworth, o já eterno Thor, ficou com o papel de James Hunt, também foi excelente, sendo um grande playboy que só faz curtir a vida, além de acelerar nas melhores pistas. As corridas, os efeitos, os dramas, o filme é todo perfeito, concorre ao Globo de Ouro de melhor filme de drama, também está cotado para concorrer ao Oscar, para a Sala Reclusa, Rush é o grande filme de 2013.

Bônus: Capitão Phillips

Bem, você quer disputar o Oscar de melhor filme? A Sala lhes apresenta as cinco etapas para que esse sonho vire realidade: 1° Seja milionário, 2° Procure grandes investidores, como por exemplo, a Columbia, 3° Adapte uma história real que mostre o valor dos norte-americanos, o heroísmo de cada cidadão do mais rico país do mundo, como foi o caso do Capitão Phillips, 4° Distorça a história e 5° Contrate Tom Hanks para o papel principal. Agora, sem ironia, quero afirmar porque coloquei Capitão Phillips como faixa bônus e não entre os 5 melhores do ano, o filme é excelente, uma super-produção dirigido por Paul Greengrass.
Cenas tensas em Capitão Phillips. (Divulgação)


Tom está impecável, todas as cenas, a situação de estar entre a vida e a morte, o desespero e, por fim, o trauma, o premiado ator merece o Oscar de melhor ator. Os coadjuvantes piratas somalis também merecem todos os aplausos e prêmios, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman,  Faysal Ahmed  e Mahat M. Ali foram fantásticos, estou sem palavras para descrever um trabalho tão bem feito. Eu não tenho dúvidas de que Capitão Phillips estará concorrendo a melhor filme no Oscar 2014, merece, é óbvio, contudo, não o coloquei entre os 5 melhores porque, mais uma vez, os americanos distorcem as histórias, não foi mencionado no filme o erro arriscado do capitão que colocou em jogo, a vida de toda a tripulação, ele está sendo processado até hoje. Em minha crítica, dei nota 8,5, mas acho que o longa valha 10, apesar dos erros mencionados.