sábado, 14 de dezembro de 2013

10 Dragões

Saudações fieis leitores! Aproveitando o clima da segunda parte do Hobbit, venho hoje apresentar uma lista com alguns dragões famosos da cultura em geral. Antes de perguntarem, não, não estou sendo pago por nenhuma distribuidora - ou empresa - para fazer esta postagem, mas se elas quiserem me pagar...bem, quem sou eu para reclamar?
Pois bem, uma vez tendo deixado o recado, peguem suas melhores armaduras e escudos e sigam apenas aqueles corajosos e loucos destemidos o bastante

     (Imagem retirada de http://www.fanpop.com/clubs/dragons/images/25090945/title/giant-dragon-wallpaper)




10 - Lockheed

O simpático mascote de Kitty Pride - também conhecida como Lince Negra - fez sua primeira aparição em The Uncanny X-Men v1.#166 (de Fevereiro de 1983) ainda sob a batuta do grande mestre Chris Claremont e com a arte de Paul Smith, vindo a auxiliar os X-Men em sua luta contra a Ninhada. Lockheed é um dragão alienígena não muito maior do que um gato, celebrado por sua raça como um grande guerreiro. Entre seus poderes, além de cuspir fogo e voar, ele possuí uma natureza empática, o que permite que ele entenda o que os seres humanos dizem - além de também ser capaz de falar, mesmo fazendo isso muito pouco.
Fora isso, ele é imune a telepatia e, por incrível que pareça, um grande combate no corpo-a-corpo.



 9 - O Dragão de Beowulf

Apesar de não possuir um nome, o dragão é um personagem de vital importância no poema épico que narra a história de Beowulf - uma das obras mais importantes da literatura inglesa medieval. Herói da tribo dos geats, da Escandinávia, o guerreiro Beowulf parte até o reino de Hrothgar, da Dinamarca, onde um terrível monstro - o famigerado Grendel - assola a paz do reino. Após a morte de Grendel, a mãe do monstro aparece para tirar satisfações e, assim como o filho, termina sendo morta pelo guerreiro. Com o tempo, e já de volta ao seu reino, Beowulf se torna rei, e durante seu reinado, um escravo rouba uma taça dourada do tesouro de um dragão sem nome. Uma vez tendo descoberto o furto, o dragão vai atrás de sua taça, lançando um velho Beowulf em combate - no qual ele é auxiliado por um guerreiro chamado Wiglaf e, juntos, derrotam o dragão, mas com o custo da vida de Beowful no processo.


8 - Tiamat

Uma hora, esse desenho sem fim conhecido por nós brasileiros como Caverna do Dragão teria que aparecer por aqui. No desenho, Tiamat é um dragão/divindade tão poderoso capaz de faz o próprio Vingador temer nas bases. Cada uma de suas cabeças disparam algum tipo de elemento diferente, mais precisamente: branca - raios de gelo; azul - raios; verde - gás venenoso; preta - ácido; vermelha - cospe fogo (além de ser a única capaz de falar).



7 - Spyro


O famoso dragão roxo da franquia iniciada em 1998 nos saudosos e maravilhosos tempos do velho Playstation 1. Concorrente direto do Crash, o Spyro possuía poderes e habilidades das mais variadas para ajudá-lo em suas tarefas nos jogos estilo ação/plataforma. De fato, de tão popular a série geral até uma série de livros inspirada em seu universo. Não preciso dizer que esse material é inédito n Brasil.



6 - Fafnir
 

Outro dragão lendário, desta vez da mitologia nórdica. Fafnir era um dos irmãos do anão Ótr. Ótr possuía a habilidade de mudar de forma e, dentre todas as formas que podia assumir, preferia a da lontra. Um belo dia, Loki o confundiu com uma verdadeira lontra e o matou. Furioso, Hreidmar - pai de Ótr - exige a cabeça de Loki como reparação, mas, graças à intervenção de Odin, o Deus da Trapaça é "apenas" condenado a pagar uma peça de ouro para cada pelo da lontra. Uma dessas peças é um anel amaldiçoado que levaria seu portador a loucura e a ruína devido a cobiça desmedida. Uma vez tendo sido feito o pagamento, os filhos de Hreidmar se unem e matam o pai e dividir o ouro. No entanto, a cobiça do anão Fafnir é maior do que a esperada e ele decide ficar com o tesouro para si. Para melhor proteger seu tesouro, ele assume a forma de um dragão, e assim permanece até ser morto por Siegfried.



5 - Shen Long

 Qualquer criança que viveu nos idos anos 1990-2000, já deve ter conhecido o famoso "dragão eterno" ou "deus dragão" como também é chamado em alguns círculos. Sua função é, basicamente conceder desejos para aqueles que encontrarem todas as sete esferas do dragão que, após cada sessão de desejos, terminam se espalhando pelo mundo. Curiosamente, Shen Long não é o único de sua raça, uma vez que na  Primeira Saga de Freeza somos apresentados à um Shen Long de Namekusei - aparentemente a terra e a fonte dos dragões místicos e realizadores de desejos.


4 -  Mushu

O atrapalhado guia/conselheiro da jovem Mulan na produção de 1998 da Disney que adapta A balada de Mulan, um velho poema chinês composto em algum momento do século VI, não poderia ficar de fora de uma lista como essa. Curiosamente, ate hoje não se é possível afirmar se o poema possuí ou não algum embasamento histórico. Na versão original ele é dublado por Eddie Murphy (nos tempos em que ele ainda fazia filmes bons).


3 -  Os Dragões Targaryen Originais


Vhagar, Meraxes e Balerion. Três nomes que já fizeram tremer os mais bravos guerreiros de Westeros. Os dragões originais dos três primeiros Targaryen são apenas mencionados tanto no livro quanto na série, mas devido às proporções monstruosas que ambos tomaram de uns tempos pra cá, é quase impossível deixar a trindade original da realeza de lado, mesmo que para isso Dracarys - a melhor ferramenta de comércio já criada pelo homem - precise ser esquecido. Talvez daqui a alguns anos, quando aquele bom velhinho sanguinário do George R. R. Martin tiver terminado sua matança possamos falar novamente nesse pequenino incendiário.



2 - Fin Fang Foom


OK, OK. Eu admito, fiquei sem ideias para colocar esse camarada em segundo lugar. Mas uma vez que o estrago já foi feito, pensem que eu finalmente arranjei uma desculpa para colocar uma arte do Jack Kirby nesse blog.
Mais um dragão alienígena da boa e velha Marvel Comics, Fin Fang Foom fez sua primeira aparição em Strange Tales v1.#089 (Outubro de 1961). Oriundo do planeta Kakaranathara ( Malku IV pros íntimos) no sistema Maklu da grande Nuvem Magelânica, F.F.F. e sua tripulação de dragões gigantes do espaço vieram para terra em uma missão de conquista e, uma vez pousando aqui, assumiram formas humanas. Todos, menos o dragão gigante verde de calças roxas, que se encontrava adormecido devido aos efeitos de uma erva especial (eu gostaria muito que isso fosse uma piada, mas não é).
Eventualmente o grande dragão verde desperta e começa uma onde de destruição em massa, geralmente sendo impedido por um punhado de heróis.


1 - Smaug


O verdadeiro motivo pelo qual essa lista foi feita. Smaug é um poderoso e velho dragão que tomou para si o tesouro dos anões de Erebor. Sua primeira aparição foi no livro O Hobbit (de apenas 293 páginas) um dos primeiros trabalhos publicados do grande e excelentíssimo mestre J.R.R.Tolkien - e, de certa forma, um dos poucos dragões a aparecerem em sua obra. Talvez não tão poderoso quanto Glaurung, o primeiro dos dragões, Smaug é igualmente astuto - à ponto de revestir seu ventre, a única parte vulnerável de sua couraça, com joias e prataria.




Pois bem, essa foi uma lista com dragões. Se você gostou, comente. Se não gostou, comente. Se você é da distribuidora - ou produtora - do filme e quiser me pagar...bem, as portas estarão sempre abertas. 

No mais:


Por hoje é só pessoal!