segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Capitão Phillips – Resenha Crítica

Olá a todos! É com muito prazer que venho escrever sobre o primeiro grande candidato ao Oscar 2014. Capitão Phillips conta o fato verídico do sequestro traumatizante do capitão da marinha norte-americana Richard Phillips. Dirigido por Paul Greengrass, o filme conta com o talendo de Tom Hanks que sim, deve conquistar seu terceiro Oscar, o ator está impecável.
(Cartaz Oficial)

O longa começa contando um pouco da rotina do capitão horas antes dele entrar em alto-mar, em contrapartida, a vida dos piratas somalis também é mostrada, visando bem a pobreza e as ameaças que os cidadãos africanos passam, realmente, uma vida bastante dura. As atuações dos protagonistas estão sensacionais, os quatro piratas são representados pelos jovens atores Barkhad Abdi (Muse), o idealizador do sequestro, Barkhad Abdirahman (Bilal), o mais jovem e inexperiente da empreitada, Faysal Ahmed (Najee), o mais violento e esperto e Mahat M. Ali (Elmi), o piloto que figura as cenas.

Seguindo com o filme, vemos a tensão do capitão e seus tripulantes quando, ainda ao longe, é notada a chegada do pobre e inexpressivo barco dos somalis. Na vida real, o grande erro foi do “herói” Richard Phillips, que em uma tentativa para lá de arriscada, corta caminho e se desvincula dos outros navios, ficando muito exposto e na mira dos piratas, a tentativa custou caro, Richard foi processado e os problemas seguem na justiça até hoje.

Quando os piratas chegam e invadem o navio, os tripulantes se escondem nas “entranhas” da embarcação, enquanto isso, Phillips e dois comandados passam por apuros nas mãos de Muse e sua trupe. Obcecados por dinheiro, os somalis ameaçam o trio até que o capitão o leva até o resto da tripulação. Com muita astúcia, os tripulantes armam para os africanos, ferem Bilal e ainda prendem Muse. A troca de capitães é pedida pelos americanos, mas na inocência e mais um erro grave, Phillips cai nas garras dos africanos, é raptado por Muse, que consegue fugir e os quatro (Phillips e os três seqüestradores) vão embora numa pequena baleeira, é aí que o filme perdura.

As cenas mais aterrorizantes, que faz qualquer pessoa que já foi assaltada ou sequestrada entrar em pânico, o serviço militar americano prepara um super plano e o põe em prática, enquanto Phillips passa apuros nas mãos da gangue. Seguindo com o rapto, os bandidos tentam levar o americano para a Somália, seria o fim para o nosso querido capitão, entretanto os melhores diálogos você assiste nas cenas na baleeira, pois vemos Muse contar como é péssima a vida na Somália, a forma como eles são tratados e como os americanos são cruéis e roubam todas as riquezas que ainda existem no continente amaldiçoado.

Na realidade, a triste vida dos africanos e a exploração norte-americana são visíveis, por outro lado, nem Phillips nem ninguém merece passar por esses apuros e choques psicológicos, mas, se você é somali e não tem oportunidade na vida, além disso, passa por ameaças se não se tornar um pirata, o que vai fazer? Fica a reflexão. Nos ritos finais do filme, vemos um plano ser posto em prática, Phillips passa por torturas físicas e psicológicas e o serviço militar já tem os bandidos na mira. Muse é traído pela própria confiança e cai na dos americanos, como normalmente acontece com o mundo atual e, no momento em que Phillips está para ser assassinado, o exército age e mata os três elementos que restavam na baleeira.

O final épico coroa mais um trabalho de Tom Hanks, que mostra que ainda é um grande ator, principalmente na cena em que ele faz o curativo nos pés de Bilal e na cena final, em que ele ainda está em estado de choque, fazendo com que todos nós nos emocionemos, Hanks deve conquistar o Oscar de melhor ator no ano que vem, será o terceiro do ator. Contudo o filme Capitão Phillips é grande favorito ao Oscar de melhor filme, isso porque é uma história verídica e foi muito bem repassada as telas de cinema, assim como aconteceu com Argo, o grande ganhador do melhor filme em 2013.
Phillips vive momentos de tensão, Oscar para Hanks, já! (Foto Oficial)

No meu ver, Capitão Phillips é excelente, mas, sem dúvidas, irão existir filmes melhores para conquistar a estatueta de melhor filme. Apesar disso, acho muito justo e merecido o prêmio para Hanks  de melhor ator e para Greengrass de melhor diretor. Até a próxima!

Nota: 8,5.