domingo, 24 de novembro de 2013

10 Personagens Marcados pela Música - I

Saudações fieis leitores! Na postagem de hoje, sugerida pelo senhor Mateus Valença, vamos falar - como diz o título - sobre aqueles personagens que foram tão marcados por alguma música que, mal o vemos, já começamos a cantarolar alguma música, ou vice-versa.  Sem mais delongas, vamos começar com nossa pequena turnê mágica e misteriosa. E, sinceramente, estamos loucos para tê-los conosco:





10 - Sideshow Bob


Talvez o mais famoso "assassino" de Springfield, Sideshow Bob apareceu ainda na primeira temporada (onde também era conhecido por aqui como Selvagem Cor de Rosa). Em sua extensa lista de crimes, podemos citar: A tentativa de incriminar Krusty de assaltar o mercadinho, a tentativa de assassinato de Selma Bouvier e as inúmeras tentativas frustradas de assassinar seu arqui-inimigo, um garotinho de oito anos conhecido como Bart Simpson.
Sua música tema - a partir do primeiro episódio da quinta temporada - é a música tema do excelente filme Cape Fear (por algum motivo batizado de Círculo do Medo por aqui) de 1962, composta pelo genial Bernard Hermann. Não por acaso, o filme em si é uma paródia do remake do filme por Martin Scorcese.



9 - O Fantasma da Ópera

A cena: uma escura sala subterrânea infestada de teias de aranhas e poeira. No único canto iluminado da sala, um magnífico órgão e, sentado à sua frente, uma sinistra figura começa a tocar freneticamente uma "apavorante" música, sabendo que seu gênio jamais poderá ser ouvido. Se você já viu alguma das inúmeras adaptações do romance de Gaston Leroux, você certamente deve reconhecer a cena - apesar da música mudar frequentemente. Agora, se você já assistiu algum desenho animado que fez um episódio dedicado ao terror se passando na Transilvânia ou em algum castelo, você deve reconhecer a música - apesar do músico por vezes não se fazer presente.
 A música em questão é Tocata e Fuga em Ré Menor, do compositor alemão Johann Sebastian Bach.
 Esta é a Sala Reclusa contribuindo para a disseminação da cultura.





8 - Tubarão


Bem, não tínhamos como fazer uma lista com músicas marcantes de personagens sem falar do camarada que fez milhares terem medo mortal de entrar no mar - e de sentir um calafrio subir pela espinha só de ouvir o começo da música. Jaws (Tubarão) de 1975 foi o primeiro filme de um jovem chamado Steven Spilberg e o início de sua duradoura parceria com o grande John Williaws, responsável por inúmeras outras músicas marcantes.
Um detalhe curioso sobre o filme:o tubarão mecânico usado nas filmagens foi gentilmente apelidado de Bruce e, em sua homenagem, o tubarão branco do filme "Finding Nemo" (Procurando Nemo) foi batizado com o mesmo nome.





7 - Batman

 Talvez poucos personagens tenham sido tão marcados por uma música quanto o Cavaleiro das Trevas - e também poucos foram os personagens que tiveram a oportunidade de terem seus temas trabalhados por gênios tão talentosos.
O tema em questão é o do filme de 1989, dirigido por Tim Burton e com Michael Keaton como Batman e Jack Nicholson como o verdadeiro Coringa, orquestrado pelo mestre Danny Elfman - sem querer desmerecer o excelente trabalho de Hans Zimmer na nova trilogia.





6 - Darth Vader

 
Talvez o vilão mais marcante - e adorado - da história do cinema. Vader é a "Marcha Imperial" e a "Marcha Imperial" é Vader. Também composta por Johnn Williams, a "Marcha Imperial" - também conhecida por "Marcha Imperial da Morte" - teve sua estreia em 1980 em Star Wars  Episode V: The Empire Strikes Back (Episódio V: O Império Contra Ataca) e desde então tem espalhado o terror e o respeito no coração de rebeldes por toda a galaxia.






5 - Rick Blaine 

 Muitos dos aqui presentes podem não reconhecê-lo pelo nome, mas a visão de um homem depressivo no terno branco bebendo uísque, ou de um encapotado se despedindo do amor de sua vida em uma pista de pouso, ou mesmo a clássica frase "Play it again, Sam" em suas várias variações devem ser suficiente para refrescar a memória de vocês. Personagem principal do filme Casablanca de 1942, vivido por Humhprey Bogart, Rick Blaine é marcado pela belíssima "As Times Goes By" composta por Herman Hupfeld.

"Toque de novo, Sam":



  4 - Homem-Aranha 


E houve um dia como em nenhum outro em que um grande diretor foi escolhido para dirigir um filme de um dos maiores ícones da cultura pop norte-americana. Nesse dia, Sam Raimi foi escolhido para dirigir Spider-Man (Homem-Aranha). Com Tobey Maguire no papel principal, o filme que estreou em 2002 trazia uma envolvente e bem elaborada história que rendeu um total de 3 filmes e milhões para os bolsos da Sony - sem falar em um reboot bem fraquinho em 2012 que, por sua vez, terá sua sequência no ano que vem.
Para a tarefa de composição do tema do herói, Sam Raimi sabiamente convidou Danny Elfman, com quem já havia trabalhado rapidamente em Evil Dead 3 - The Army of Darkness (Uma Noite Alucinante 3 - O Exército das Trevas), estrelado por Bruce Campbell.
Detalhe curioso: Se você olhar com cuidado, vai conseguir ver o Bruce Campbell fazendo pontas nos três filmes - e em todos os jogos baseados nos filmes.



Mas esta é apenas uma menção honrosa, caro leitor! A verdadeira música marcante do cabeça de teia é uma cuja origem se perde nas areias do tempo - só que não. A música tema do primeiro desenho animado do herói, ainda de 1967 -  e alvo de muitas piadas hoje em dia.






 3 - Caça Fantasmas

Ghost Busters (Caça Fantasmas) de 1984 sem dúvida marcou época. Prova disso está nas infindáveis paródias e referências ao seu monstro de marshmallow gigante e, como não poderia deixar de ser, a sua música tema. A música, composta por Ray Parker Jr.,  chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Música/Canção Original, mas perdeu para "I Just Called To Say I Love You" de Stevie Wonder que foi a música tema de outra comédia: The Woman in Red (A Mulher de Vermelho) estrelado por Gene Wilder







2 - Master Chief

Herói da franquia Halo, Johnn 117 (mais conhecido como Master Chief - ou mesmo de John McClane dos videogames), fez sua estreia em 2001 em Halo: Combat Evolved no primeiro X-Box, e desde então tem sido o carro chefe da Microsoft em termos de jogos, gerando não só uma franquia milionária - que atualmente parou na quarta aventura com o personagem - com centenas de outros derivados.
Para compor o tema da aventura de ficção científica, Martin O´Donnell foi escolhido e, ao longo de três dias, elaborou a música que se tornou sinônimo do jogo - assim como a melhor trilha sonora para um tiroteio.






 1 - Don Vito Corleone

É claro que não poderíamos fazer uma lista desse porte sem fazer nossas devidas homenagens ao Padrinho - personagem que não só se tornou o símbolo do filme como virou sinônimo para a máfia de uma maneira geral. O tema foi composto pelo ilustríssimo Nino Rota como tema para o filme de 1972 de Francis Ford Coppola e, só não ganhou o Oscar de composição original por não se tratar de uma composição original.  Explicando melhor: Durante o processo de produção do filme, Nino Rota estava tendo problemas para compor a música tema, foi então que ele se lembrou de uma música composta por ele mesmo em 1958 para uma comédia italiana chamada Fortunella. Lembrando-se do tema, Rota o pegou e reduziu a sua velocidade, plagiando a si mesmo e criando no processo uma das músicas mais marcantes do cinema.





E assim termina a nossa lista de 10 Personagens Marcados pela Música. Devido ao espaço, muitos personagens terminaram ficando de fora e, dependendo da avaliação sobre esta coluna, irão aparecer em futuras colunas. Por isso, deixem seus comentários ao fim do texto.

Por hoje é só, pessoal!