domingo, 21 de outubro de 2012

Especial de Halloween:Ano I - Lista Profana de Filmes para o Halloween

Saudações, fieis peregrinos! Dando prosseguimento com nosso tenebroso especial, falemos agora de filmes. Farei aqui, algo que foi feito no primeiro protótipo de Especial de Halloween do blog. Para aqueles que nunca chegaram a ver isso, o que eu suponho serem muitos, vou explicar brevemente do que se trata. Este momento é um top 10 onde eu pretendo indicar e comentar alguns bon filmes para o Halloween.Então, sigam-me os destemidos!


10 - O Abominável Dr.Phibes

Uma série de homicídios envolvendo cirurgiões altamente conceituados, todos mortos de uma maneira à lembrar uma das pragas do Egito. Um músico, teólogo em busca de vingança pela morte de sua esposa. Um grupo de policiais investigando o caso e correndo contra o tempo para deter o banho de sangue. Estrelando o mestre do horror/terror Vincent Price, O Abominável Dr.Phibes é uma bela pedida de filme para se ver no Halloween.
Também recomendo As Sete Máscaras da Morte, que vai ter uma ideia parecida só que com as peças de Shakespeare no lugar das pragas.



9 - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça


Bom, não tinha como elaborar uma lista dessas sem pelo menos um filme do Tim Burton. Aqui, o investigador Ichabod Crane é enviado para investigar (não diga!)  uma estranha série de assassinatos na cidadezinha de Sleepy Hollow que aparentemente envolvem uma sinistra lenda local sobre um certo cavaleiro sem cabeça....Com Johnny Depp, uma ponta do grande Christopher Lee e Christopher Walken interpretando o cavaleiro (em seus momentos com cabeça) essa é um daqueles casos em que a adaptação termina sendo melhor do que a base.



8 - A Noite dos Mortos Vivos

Obra  indispensável na coleção de qualquer fã de cinema, sejam quais forem suas preferências de gênero, e principalmente para aqueles que adoram zumbis. O primeiro filme do diretor George A. Romero conta a história de um grupo de sobreviventes que luta para sobreviver durante uma noite em uma casa isolada e cercada pelos mortos-vivos. Aterrorizante e desesperador, esse clássico é obrigatório no Halloween, seja por ser um ótimo filme, seja por ser o criador do zumbi moderno ou seja por ser o pai do gênero apocalipse zumbi - tão explorado em jogos, séries e quadrinhos.



7 - O Sexto Sentido

"Eu vejo gente morta" é com certeza uma das frase mais conhecidas e lembradas da história do cinema, e vem de um filme igualmente memorável. Um dos suspenses mais bem bolados e envolventes da história do cinema. A história do garotinho que vê gente morta é tão envolvente que não há como não ficar tenso nos momentos que precedem o surgimento das aparições e com as próprias aparições. O final também é surpreendente, daqueles que deixam o espectador boquiaberto quando o vê pela primeira vez.



6 - Frankenstein de Mary Shelley

A trágica história de Victor Frankenstein, o "Prometeu moderno" que tentou recriar a vida mas conseguiu apenas criar um monstro tem aqui uma das adaptações mais fieis do romance, assim como o foi o Drácula de Bram Stoker,  e com o monstruoso Robert DeNiro (sinto muito pelo trocadilho infame) no papel do monstro, dando a este uma sensibilidade incrível, ao contrário de suas outras versões cinematográficas.


5 - Alien - O Oitavo Passageiro

 Sete tripulantes de uma nave terminam fazendo um pouso para verificar a recepção de um sinal em um planeta aparentemente desabitado. Lá chegando um dos tripulantes é atacado por uma forma de vida estranha e é levado em um estado "comatoso" para a nave, sem saber que está para dar "à luz" um monstro terrível. Primeiro filme da franquia - e o melhor deles -  que trouxe um dos monstros mais incríveis do cinema, O Oitavo Passageiro explora bem duas ideias terríveis:a de se ver preso com um horror indescritível, sem ter para onde fugir, além do horror da possibilidade de ter o seu corpo violado por um ser que vai usá-lo e depois descartá-lo quando não mais precisar dele.

4 - Tubarão



O primeiro filme de Steve Spielberg é também um belo filme. O medo provocado por "Bruce", aquele medo que faz as crianças terem medo do escuro, o medo do desconhecido, daquilo que jaz além do que podemos ver, é algo incrível e bem explorado em todo o filme. A inconfundível música ajuda muito, assim como as poucas aparições de Bruce ao longo do filme. Uma curiosidade é que isso aconteceu mais por motivos técnicos do que para criar o clima, uma vez que Bruce - o apelido dado ao tubarão mecâncio - vivi dando defeito durante as filmagens em água salgada.


3 - Janela Secreta

Outro suspense psicológico, e outro filme com o Johnny Depp  e dos bons, Janela Secreta é uma adaptação de uma obra de Stephen King - outro que não poderia ficar longe de uma lista dessas. A história do escritor que se vê acusado de plágio por um caipira estranho vindo de lugar nenhum e que passa a ameaçá-lo de várias maneiras tem um final surpreendente e perturbador é  sem dúvida é um daqueles filmes dignos de serem vistos durante o Halloween.




2 - Poltergeist - O Fenômeno 

Uma família começa a ser assombrada por fantasmas e que tem sua filhinha raptada por eles durante o processo. Um filme que marcou época e que fez muita gente tirar as TVs do quarto, o filme dirigido por Tober Hooper, velho conhecido dos fãs do gênero por ter dirigido também o filme que é o avô do gênero slasher que é O Massacre da Serra Elétrica, muito bom. Efeitos especiais bem feitos,uma boa história interessante mesmo que envolva um pequeno clichê do gênero que é a casa construída por cima de um cemitério, e uma boa condução e desenvolvimento conseguem de longe superar qualquer problema. Além disso, aquele maldito palhaço consegue assustar qualquer um.


1 - A Pequena Loja dos Horrores


Também conhecido como o primeiro filme em que o Jack Nicholson apareceu, o filme é um clássico do horror e do humor negro. A história do jovem flori-culturista Seymour que cria uma planta para poder impressionar sua amada Audrey, só que na verdade, ele acabou por criar um monstro que se alimenta de carne humana e vive gritando um terrível "Alimente-me! Alimente-me!", para poder manter sua criação, Seymour se vê forçado a matar o que acaba atraindo a atenção da polícia o que leva ao clímax do filme. Uma verdadeira pérola do mestre do terror Roger Corman, esse filme merece ser visto por todos aqueles que não só apreciam o terror,mas o cinema de modo geral.



Bem, essa foi a lista de sugestões de filmes do Primeiro Ano do Especial de Halloween, espero que vocês destemidos peregrinos tenham gostado. Qualquer comentário ou sugestão será bem vindo nos comentários do post e, para aqueles que ficaram curiosos para ver o primeiro protótipo dessa lista:

Protótipo do Primeiro Especial de Halloween

Nenhum comentário:

Postar um comentário